5 TÉCNICAS SIMPLES QUE TE TORNARÃO MAIS CONVINCENTE

Palestrante e Instrutor de Oratória fala sobre: 5 TÉCNICAS SIMPLES QUE TE TORNARÃO MAIS CONVINCENTE


Reviewed by:
Rating:
5
On 23/01/2016
Last modified:05/08/2016

Summary:

Imagine-se usando técnicas que farão seus ouvintes terem mais respeito por você e atenção à sua fala. Seja mais convincente e obtenha melhores resultado.

convincente

Imagine-se usando técnicas que te tornarão mais convincente e farão seus ouvintes terem muito mais respeito por você e atenção ao que você fala.

Pense como será bom se no seu trabalho, escola e mesmo na vida cotidiana você for mais convincente, mais ouvido e respeitado pelas pessoas.

Pois bem, depois de 15 anos como comunicador profissional, ministrando palestras e treinando pessoas, percebi que há algumas técnicas simples que permitem a qualquer um obter estes resultados:

Aliás, lembre-se agora de 3 pessoas que na sua opinião parecem cultas, são convincentes ou tem poder de influenciar e despertam admiração. Lembrou? Se ainda não, então pare um pouco e faça esta pequena lista.

Bem, vou arriscar um palpite sobre estas pessoas. Muito provavelmente elas tem alguns comportamentos em comum e você também pode tê-los para ser mais convincente e obter mais sucesso em suas falas. Vamos a eles:

convincente – Oratória

1 – Falar com voz firme:

É certamente uma das formas mais seguras de ganhar a atenção das pessoas em qualquer circunstância. Sabe aquele momento que você sente que é importante para você ou para o grupo? Pois é, muitas das pessoas que treino sentem nesta hora o medo de não serem ouvidas. Mas, dificilmente alguém que fala com voz firme será desprezado. Então, treine sempre que puder, ainda que seja dentro do carro enquanto dirige. Fale com voz firme. Fale de modo a se sentir convencido.

convincente – Oratória

2 – Falar palavras completas:

Esta não é uma técnica, é uma dica. Quem fala meias palavras não parece culto ou ter boa formação. Às vezes fio intrigado ao ver profissionais que não dizem corretamente nem o nome de uas funções. Por exemplo, muita gente ‘come’ sílabas da palavra técnico, que vira ‘técno’ ou até ‘téc’. Já ouvi um profissional dizer que é ‘téc segurança‘.

Veja que em um ambiente informal e descontraído isso será entendido e pronto. Mas, em uma reunião de trabalho ou em uma apresentação em público isso poderá prejudicar a sua imagem profissional,  enfraquecer o seu marketing pessoal e diminuir a sua capacidade de convencer.

convincente – Oratória

3 – Falar pausadamente:

Falar pausadamente fará seus ouvintes te verem como um orador seguro. Ora, se você me parece seguro do que está falando, e claro que ficaremos mais propensos a acreditar no que você fala. Outro benefício é que falar pausadamente te dará tempo para pensar melhor em cada frase que dirá. Além disso, ainda tem o benéfico de te permitir falar melhor, evitando aquelas terríveis ‘esticadas’ de finais de palavras e inserções vogais desnecessárias tais como ‘ééé…’.

Outras 2 técnicas simples são:

convincente – Oratória

4 – Olhar para todos os ouvintes:

Muitas pessoas erram feio aqui. Talvez porque foram orientadas a procurar alguém na plateia com quem sintam mais liberdade e olharem só pra esta pessoa. Outras porque são tímidas e acabam não olhando para todos, mas apenas para alguns. Há também, os que de tão nervosos, nem conseguem ver a plateia.

O fato é que todos os que estão presentes devem receber sua atenção. Olhar para cada um demonstrará consideração, respeito e que você está falando para eles também.

Olhe sempre para todos, focando sempre no rosto de cada um.

 

5 – Assumir uma postura positiva:

Estar diante de um público é, para muitas pessoas, como estar em frente a um pelotão de fuzilamento. Assim, acabam assumindo uma postura mais fechada ou descomposta. Erros comuns são apoiar apenas um dos pés, colocar as mãos nos bolsos ou cruzar os braços.

A postura que causará uma melhor impressão no seu público é apoiar bem os 2 pés no chão, ligeiramente afastados, manter o corpo bem ereto, braços soltos lateralmente ao corpo e manter o queixo alinhado ao corpo, não inclinando o rosto para baixo e nem para cima.

 

Conclusão:

Pesquisas mostram que os aspectos não verbais e o modo como falamos são a maior parte de tudo o que conseguimos comunicar. Aplique estas técnicas e obtenha melhores resultados.

Espero que você tenha muito sucesso e felicidade!

Palestrante e Instrutor de Oratória fala sobre: 5 TÉCNICAS SIMPLES QUE TE TORNARÃO MAIS CONVINCENTE
Avalie Esta Postagem
Compartilhe, é só clicar!
«
»

Deixe seu comentário: