5 Características do medo de falar em público

Palestrante e Instrutor de Oratória fala sobre: 5 Características do medo de falar em público que te ajudarão a superá-lo!


Reviewed by:
Rating:
5
On 23/01/2016
Last modified:05/08/2016

Summary:

O medo de falar em público é paralisante para muitas pessoas e limitante para outras tantas. Conheça-o melhor e consiga obter sucesso ao falar em público.

Medo de Falar em Publico

Uma das maiores dores dos profissionais que estão em crescimento da carreira é o medo de falar em público. Este tem características próprias e conhecê-las tem sido redentor para muitas pessoas.

O medo de falar em público tem características próprias e conhecê-las tem sido libertador para muitas pessoas.

Sempre em meus cursos o desejo da maior parte das pessoas é saber como vencê-lo. Lembro-me de um gerente que perdeu a promoção para gerente geral, apesar de ter melhores qualificações técnicas. Ele foi vencido pelo medo, enquanto seu concorrente se levantou e falou.

Bem, vejamos 5 características deste inimigo que temos em comum e que nos ajudarão a vencê-lo:

medo de falar em público – Oratória

1 – Ele é normal:

Pense comigo, ter olhos verdes é normal ou é algum tipo de defeito? Acertou, é absolutamente normal. Desta forma, não faz sentido alguém que os tenha ficar neurótico tentando mudar esta característica.

O mesmo se aplica ao medo de falar em público. Isso significa que quem o tem não é anormal, doente ou mais desqualificado que os demais. É normal sentir medo de falar em público. Muitos se martirizam e se sentem de todo desqualificados por terem este medo.

Mas, tenha calma, é normal sentir medo e você vai ter sucesso assim mesmo!

medo de falar em público – Oratória

2 – Ele é comum: 

Agora, pense comigo, quantas pessoas de olhos verdes você viu nos últimos 2 dias? É provável que não muitas e isto ocorreu porque embora tê-los seja normal, não é comum. Eles são uma característica presente em poucas pessoas.

Já o medo de falar em público é absolutamente comum. Portanto, se você às vezes treme, transpira em excesso, tem um ‘branco’ durante uma apresentação, não consegue ver o que está nas anotações ou tem qualquer outro sintoma deste medo, você é normal! Além disso, tenha certeza, você não está sozinho!

Então, pare hoje de se sentir o pior dos piores por saber que tem esse medo e decida ir à frente com ousadia. Faça o que o seu concorrente não está disposto a fazer e isto te destacará em um mercado concorrido.

Afinal, a oratória é um dos maiores fatores de projeção de uma imagem profissional. Não deixe seu concorrente ganhar de você só porque ele está disposto a vencer o medo enquanto você se encolhe e fica para trás.

medo de falar em público – Oratória

3 – Nos acomete na véspera:

É interessante observar isto. Porque em relação a outras situações dificilmente alguém teria medo antes do fato. Mas, a maioria das pessoas quando recebe o aviso de que precisará falar em público já começa a sentir algum desconforto. Algumas pessoas até perdem sono, ficam nervosas só de lembrar e outras ainda tem sintomas diferentes.

Portanto, sentir um friozinho na barriga só de lembrar que daqui a alguns dias terá que se apresentar em uma reunião ou aula é absolutamente normal e acontece tanto com você quanto com a maioria das pessoas que se destaca.

Quando se sentir assim, lembre-se de que você não está sozinho e concentre-se no que é realmente importante (veja as dicas extras no final). Reveja as técnicas de oratória que aprendeu e treine quantas vezes puder usando os recursos de suporte.

medo de falar em público – Oratória

4 – Pode ser controlado:

 Pode ser decepcionante para muita gente, mas é assim mesmo: o medo de falar em público pode ser controlado e não totalmente eliminado!

Eu sei alguém prometeu que você nunca mais sentiria medo. No entanto, a prática mostra que continuamos a ter medo de falar em público e isso não é um impedimento ao sucesso. Tenha certeza de que todos os oradores que você admira sentiram e continuam sentindo medo e mesmo assim, tem um desempenho bom o bastante para merecer a sua admiração.

Portanto, o que define o sucesso na oratória não é o indivíduo sente ou não o medo de falar em público, mas como decide lidar com este medo. Uma expectativa é a de diminuir a intensidade do medo e utilizar produtivamente a tensão que ainda restar. 

medo de falar em público – Oratória

 5 – É controlado nos primeiros momentos de apresentação:

 Por fim, vale ressaltar que o medo de falar em público só é controlado durante a apresentação. É comum ver quem deixe pra falar por último achando que conseguirá controlar o medo enquanto espera. Ledo engano!

De fato, é um ‘tiro no pé’ usar esta estratégia. Enquanto espera você pode ver outra pessoa usar a mesma história, frase ou imagem que você usará e isto pode complicar as coisas pra você. Outro infortúnio é você ficar esperando pra ver se controla o medo e enquanto isso ir à frente alguém que ‘dá um show’. Pense como seria difícil impactar a plateia depois que um orador muito bom acabou de falar.

O que eu sugiro é que você se prepare o máximo que puder, prepare sua apresentação de acordo com as técnicas específicas, faça exercícios de relaxamento e vá à frente o quanto antes ou assim que lhe parecer estratégico. Não fique esperando para tentar controlar o medo de falar em público. Você o controlará na medida em que se apresentar.

Enfrente o medo e saiba que ele não é capaz de te impedir de ter sucesso na oratória ou na vida.

medo de falar em público – Oratória

                        DICAS EXTRAS:

Ao iniciar sua apresentação concentre-se em 3 coisas:

1 – Na sua mensagem e use a técnica do esboço para garantir que você terá domínio do conteúdo, que atrairá a plateia e que terá clareza na sua apresentação.

2 – No modo como apresenta seu conteúdo, lembrando-se sempre de manter aquela postura que conquista a confiança da plateia e a torna receptiva à sua fala. Também, use os recursos que você aprendeu para destacar e cativar os ouvintes pelo modo como fala.

3 – Na reação do público, assim você perceberá a aceitação que sua apresentação tem e poderá ajustar alguma coisa e garantir ainda mais sucesso.

Espero que você tenha muito sucesso!

Palestrante e Instrutor de Oratória fala sobre: 5 Características do medo de falar em público que te ajudarão a superá-lo!
Avalie Esta Postagem
Compartilhe, é só clicar!
«
»

2 comments on “Palestrante e Instrutor de Oratória fala sobre: 5 Características do medo de falar em público que te ajudarão a superá-lo!”

  1. Marina disse:

    Olá! Cada vez que tenho que apresentar um trabalho preciso tomar uns calmantes antes!! Na hora o coração parece que vai sair do peito e a voz começa a falhar!! É dificil…

    1. Luciano Masan disse:

      Olá Marina, que bom saber que você está sempre falando em público. Indica que você tem conteúdo que interessa a um grupo suficiente para gerar demanda e, portanto, que você tem oportunidade para crescer neste nicho.

      Quanto ao fato relatado, há um conjunto de fatores que poderemos considerar, mas sem conhecer melhor a situação, posso sugerir alguns pontos:
      1 – Como você tem se preparado para suas apresentações e com quanta antecedência?
      2 – Se você fizer uma lista de técnicas e habilidades de oratória que você já tem, quantas serão?
      3 – Você tem utilizado práticas de relaxamento e respiração para diminuir o estresse?

      Bem, de modo geral podemos considerar que o que nos estressa é principalmente o medo da avaliação das outras pessoas e o medo das consequências do insucesso. Se de fato for assim quanto mais preparada a pessoa estiver e quanto mais preparada ela se sentir, menor deverá ser a tensão.

Deixe seu comentário: