5 Habilidades Profissionais que Alavancarão a SUA Carreira

Palestrante de Motivação fala sobre: 5 HABILIDADES PROFISSIONAIS QUE ALAVANCARÃO A SUA CARREIRA


Reviewed by:
Rating:
5
On 24/01/2016
Last modified:05/08/2016

Summary:

Quer ter mais empregabilidade e se destacar no mercado de trabalho? Saiba quais são as 5 Habilidades que mais te farão desejado pelas melhores empresas.

Habilidades Profissionais

Habilidades Profissionais - Motivação e Crescimento Profissional

Em um mundo cada vez mais competitivo e insatisfeito uma preocupação constante é “Como posso progredir profissionalmente?”. De fato, esta é uma inquietação legítima e atende-la é um grande desafio. Conquanto haja diferenças entre as mais diversas áreas de atuação, estou certo de que desenvolver algumas habilidades profissionais específicas tornará forte aquele que se candidata às melhores vagas. Vamos a elas:

 

1ª das Habilidades Profissionais – Empreender:

Parece-me que há uma má compreensão desta palavra. Talvez porque a maior parte das vezes ela é associada à ideia de ser proprietário de uma empresa. Mas, o seu sentido vai além disso. O Minidicionário Aurélio nos diz que empreender significa “propor-se a, tentar, pôr em execução”. Ter habilidades de empreendedor implica em ter iniciativa e coragem mais do que ter o dinheiro e o propósito de iniciar um novo negócio.

 

De fato, nas melhores empresas os profissionais empreendedores são muito bem vindos! Estes são indivíduos que se dão ao trabalho e que se responsabilizam. Eles não têm medo de buscar soluções para os problemas e propor alternativas àquilo que a maioria vê apenas como obstáculo e motivo de reclamação.

 

Com toda certeza o indivíduo que só consegue ver dificuldades no posto que está seria pouco ou nada melhor se fosse promovido. Deste modo, ele mesmo sem querer se eterniza na função e comumente perde as melhores  oportunidades para alguém menos acomodado e mais corajoso. Por isso, seja mais corajoso, imaginativo e empreendedor!

 

2ª das Habilidades Profissionais – Saber Vender:

Mais uma vez o entendimento curto do que é vender impede muitos de crescerem. Vender é uma das ações mais comuns no dia-a-dia de qualquer um de nós. Quando falamos bem de um filme ou recomendamos um livro para alguém estamos vendendo. Quando ao educar um filho procuramos convence-lo a trilhar certo caminho estamos vendendo. Assim, como quando procuramos emprego ou nos candidatamos a um novo cargo ou salário também estamos vendendo ou deveríamos.

O grande problema aqui é que a maior parte das pessoas vende muito mal no seu cotidiano. Como acham que vendas é algo restrito aos profissionais nunca procuraram aprimorar suas habilidades com este propósito. Mas, deste modo reduzem severamente suas chances no mercado. Em uma boa venda há algo que é primordial: ter o foco sempre no cliente. A pessoa central de uma boa venda é o ‘outro’, seja um indivíduo ou uma empresa.

Para crescer profissionalmente é necessário estar sempre atento às necessidades e expectativas do cliente, se esforçando para atende-las o mais satisfatoriamente possível. Sendo assim, para prosperar profissionalmente aprenda a vender!

 

3ª das Habilidades Profissionais – Saber liderar:

Liderar é a habilidade dos que conseguem guiar as pessoas na tomada de atitudes e na realização de tarefas. Estes indivíduos serão convidados a ocupar as posições de maior destaque onde quer que estejam, é só uma questão de tempo.

De fato, alguém que tenha desenvolvido esta habilidade não poderá ser abafado indefinidamente. Seu ímpeto realizador, seu senso de responsabilidade para com o grupo e sua influência espontânea o colocarão em evidência. Para confirmar isso bastará olhar atentamente a história, pois está pontilhada de pessoas assim. Ainda bem!

O líder de que precisamos é alguém que faz mais do que usar sua habilidade de vender idéias, ele está disposto a influenciar, mostrando o caminho e o modo como se deve fazer para alcançar os melhores resultados. Alguém que se importa mesmo com as pessoas sem perder o foco, sem se esquece da missão. Dedicado e atento, contribui significativamente para o sucesso do grupo na obtenção dos resultados esperados e, não raro, para sua superação.
Por isso, ‘saia da toca’, disponha-se e assuma postura de líder!

 

4ª das Habilidades Profissionais – Falar bem em Público:

Com toda certeza de todas esta é a habilidade que mais provoca medo nas pessoas. Por algum motivo em nossa sociedade o falar em público nos deixa profundamente constrangidos e a alguns deixa aterrorizados, mesmo diante de poucas pessoas!

Contudo, esta é uma das habilidades que mais podem dar notoriedade a alguém. Fugir das oportunidades (sim, são oportunidades!) de ter platéia expressa falta de percepção de fatos simples ou desatenção para com seu próprio sucesso. Será que você consegue imaginar um gestor ou mesmo um profissional em crescimento que se exima desta tarefa? Não há como, é inconcebível!

Para obter sucesso em público há duas coisas que você deve dominar: conteúdo e forma. Certamente público nenhum será condescendente por muito tempo com um orador que não tenha o que dizer, assim como dificilmente suportará um que não saiba transmitir o que sabe.

Assim, é necessário preparar-se, estudar e gastar tempo planejando e treinando sua apresentação, quer seja para muitas ou poucas pessoas. Procure condensar o que há de mais importante em sua apresentação em uma frase curta e clara, de tal forma que qualquer um possa memoriza-la. Depois faça com que tudo o que disser tenha relação direta com esta frase e use boas ilustrações. Assim, pare de fugir e enfrente as oportunidades, fale bem em público!

 

5ª das Habilidades Profissionais – Relacionamento interpessoal:

Cada dia mais fará diferença esta que é uma habilidade básica para os seres humanos. É bom lembrar que não somos seres apenas gregários, ou seja, não nos basta estarmos juntos. Somos sociais e precisamos de relacionamentos significativos. Esta é a condição humana.

Hoje vemos muitas pessoas postando imagens e frases que indicam ser algo desagradável lidar com gente. Mas, este é um engano. Relacionamentos dos mais diversos tipos são importantes e prazerosos se os observarmos com esta intenção. Aprender a ter prazer nos contatos humanos e em desenvolver relacionamentos  é uma decisão e sugiro que você a tome. Encare as dificuldades de relacionamento como os obstáculos de um tipo de jogo que você aprenderá a jogar e vencer. Olhe para as pessoas com satisfação e para as interações com elas como uma oportunidade e um privilégio.

Você pode estar pensando que estes temas deveriam ser explorados mais profundamente, que o que leu aqui não é suficiente para desenvolver estas 5 habilidades profissionais. Se pensou assim está com toda razão. O propósito aqui não é o de exaurir o assunto e sim, indicar um caminho válido, realista e palmilhável. Agora é hora de por mãos à obra e construir dia após dia os resultados que deseja.

Espero que você tenha muito sucesso e seja muito feliz!

..

Palestrante de Motivação fala sobre: 5 HABILIDADES PROFISSIONAIS QUE ALAVANCARÃO A SUA CARREIRA
Avalie Esta Postagem
Compartilhe, é só clicar!
«
»

Deixe seu comentário: