Palestrante de Liderança e Motivação fala sobre COMPROMEIMENTO

Palestrante de Liderança e Motivação fala sobre: COMO ACABAR COM O COMPROMETIMENTO

autor:
Palestrante de Liderança e Motivação Luciano Masan

Reviewed by:
Rating:
5
On 06/08/2016
Last modified:11/08/2016

Summary:

Palestrante de Liderança e Motivação fala sobre um erro comum que os líderes nem percebem que cometem, mas que roubam seus resultados.

 

Palestrante de Liderança e Motivação fala sobre: COMO ACABAR COM O COMPROMETIMENTO

Ter colaboradores motivados e comprometidos é absolutamente importante para qualquer empresa que queira sobreviver no mercado e crescer. No entanto, eventualmente o líder pode ter atitudes que acabam com o comprometimento da equipe, mesmo sem querer.

Neste vídeo ouça o comentário do Palestrante de Liderança e Motivação Luciano Masan disse sobre uma das formas pelas quais os líderes prejudicam suas equipes sem perceber:

 

 

 

DEMONSTRAR INSEGURANÇA QUANTO AO FUTURO DA EMPRESA pode DESMOTIVAR A EQUIPE:

Ora, como manter a motivação das pessoas se elas não veem no líder a convicção de que vale a pena?

Quando o líder indica que ‘A crise está feia mesmo!’ ou demonstra falta de entusiasmo quanto ao futuro da empresa, é natural que os liderados concluam que não vale a pena e que nem adianta se esforçarem tanto, porque, pelo jeito, ‘Isso não vai dar em nada mesmo!’

Já ouviu algo assim ou já teve vontade de falar algo assim? É natural que isso aconteça. Se o líder não transmitir segurança e confiança de que as coisas vão melhorar e de que vamos vencer as dificuldades, as pessoas que estão com ele não se empolgarão com as possibilidades.

 

SUGESTÕES PARA LIDAR COM A REALIDADE SEM PERDER A MOTIVAÇÃO E O COMPROMETIMENTO DA EQUIPE:

 

Para agirmos de modo mais produtivo no dia-a-dia sugiro:

 

1 – Demonstre que está vendo as ameaças que sua equipe está vendo;

Não pareça alienado ou dormente. Se algo assusta sua equipe você deve dar atenção a isso e se manifestar a respeito. Veja que, se você parecer inabalável como o Super Homem, as pessoas podem até te admirar, mas nunca haverá sintonia entre você e elas, porque elas sabem que não são super.

 

2 – Entenda a realidade melhor do que a maioria entende;

Isso não é difícil. A informação que muitos tem é só de ouvir falar e raramente é bem embasada ou pautada pelo que dizem os maiores especialistas. PROCURE AS FONTES e beba água limpa. Veja as notícias onde elas são geradas e não apenas por meio de quem as repercute. Procure mídias onde haja os melhores comentaristas e os melhores analistas e tente perceber o que está acontecendo e o que deve acontecer. Assim, você poderá ter uma perspectiva de farol, vendo lá na frente, e não apenas de lanterna, só enxergando o próximo passo.

 

3 – Mostre o que você descobriu sobre a situação e as perspectivas positivas;

Agora que você já tem alguma informação diferenciada e bem embasada é hora falar sobre ela com as pessoas para dar suporte ao seu otimismo ou aos seus planos. NÃO TENHA MEDO de anunciar o que pouca gente sabe e nem de contar as fontes. Quem quis descobrir antes já descobriu e a maior parte só se admirará mas, não se dará ao trabalho de ir atrás, ainda mais agora que tem você pra ir lá e trazer todas as informações.

 

4 – Estabeleça um alvo e elabore um plano de ação;

Mediante o que está acontecendo, a repercussão que isso tem sobre sua equipe e as perspectivas que você descobriu, ajuste os alvos já propostos ou defina novos. Além de alvos é necessário elaborar planos, os meios pelos quais poderão alcançá-los. Com a base dos novos conhecimentos e informações a equipe poderá aceitar mais facilmente e acreditar nestes novos alvos e planos e isso será definitivo PARA A MOTIVAÇÃO e o COMPROMETIMENTO da cada um.

 

5 – Todos os dias procure agir com segurança e firmeza contagiantes;

Ora, se você que tem mais informação do que os outros e não estiver empolgado quem mais estará? A responsabilidade por demonstrar convicção e segurança é sua, VOCÊ É O LÍDER. Assuma isso como uma das tarefas comuns da sua função de liderança. Todos os dias chegue com imagem de gente convicta, ou compenetrada, ou segura, ou feliz, ou trabalhadora, mas sempre tenha uma imagem que faça as pessoas acreditarem que vai dar certo! Qualquer outro sentimento que você inspirar nas pessoas será como um tiro no seu pé.

 

6 – Trabalhe firme para que sua equipe se mantenha focada nas ações e nos resultados

Excluindo a possibilidade de um milagre de modo geral, os resultados positivos que queremos só vão acontecer por meio de muito esforço. A vida é assim mesmo. Tenha certeza de que se sua equipe ver você trabalhando duro, ela também ficará inspirada para trabalhar um pouco mais. Além disso, se o ”chefe” está trabalhando firme, todo mundo fica sem argumento para ‘enrolar’ ou ficar reclamando ao invés de agir. Disponha-se a trabalhar firme ATÉ ter resultados e não apenas PARA ter resultados.

 

7 – Qualifique-se mais e qualifique sua equipe;

Competência é algo que se desenvolve e é a base para a produção satisfatória. Se uma empresa tem uma equipe de vendas que não está bem treinada no processo de uma venda ou se os líderes da empresa estão errando na condução das pessoas é natural que os resultados sejam menores do que os previstos ou até mesmo DESASTROSOS! Invista em Motivação e desenvolvimento de competências. Pense comigo: Quanto significaria no caixa da empresa um aumento de 10% de faturamento? Ou, quanto significaria de perda se ela falisse por falta de competência ou motivação da equipe? Em ambos os casos é bem mais barato investir em uma bom palestra ou treinamento. CONCORDA?

 

8 – Busque ajuda de consultor ou de coach se preciso e nunca ‘deixe a peteca cair’

Humildade é importante para percebermos e admitirmos que precisamos de ajuda. Muitos gestores de negócios e empresários falem por falta dela. Não tome este mesmo rumo. SE FOR O CASO, admita que não está conseguindo achar o caminho e pague alguém para ajudá-lo a achar. Novamente, vejo algumas pessoas pensando no ‘custo’  de uma consultoria ou de um processo de coach, mas nem estes e nem treinamentos e palestras são custos. Todos estes serviços são INVESTIMENTOS, porque trazem retorno. Custo é a troca da placa da empresa por uma com textura de madeira, que não aumentou em nada o faturamento.

 

Bem, agora que você tem a indicação de uma falha comum e as dicas de como lidar com ela você pode acertar muito mais no seu trabalho como líder e ter equipes sempre mais motivadas e comprometidas, e consequentemente, os MELHORES RESULTADOS.

 

VEJA ESTA PALESTRA DE LIDERANÇA:  http://lucianomasan.com.br/palestras-motivacionais-de-lideranca-e-de-vendas/palestra-seja-um-lider-motivador/

 

VEJA OUTRA:  http://lucianomasan.com.br/palestras-motivacionais-de-lideranca-e-de-vendas/palestra-sobre-lideranca-seja-lider-um-privilegio-e-uma-oportunidade/

 

QUE TAL UM TREINAMENTO?  http://lucianomasan.com.br/treinamentos/ferramentas-de-lideranca/

 

O PALESTRANTE DE LIDERANÇA  e MOTIVAÇÃO LUCIANO MASAN: http://lucianomasan.com.br/palestrante-motivacional-luciano-masan/

 

Palestrante de Liderança e Motivação fala sobre: COMO ACABAR COM O COMPROMETIMENTO
3.5 (70%) 2 votes
Compartilhe, é só clicar!
«
»

Deixe seu comentário: