Palestrante de Liderança e Motivação fala sobre: O QUE É AUTORIDADE E COMO USA-LA - Palestrante Luciano Masan

Palestrante de Liderança e Motivação fala sobre: O QUE É AUTORIDADE E COMO USA-LA


Reviewed by:
Rating:
5
On 24/01/2016
Last modified:05/08/2016

Summary:

As atitudes e atos dos líderes são determinantes para a satisfação e o sucesso das equipes. Neste artigo ama definição inovadora de autoridade é o ponto de partida para o ajuste da perspectiva do líder a respeito de si mesmo e da equipe. Desta forma ajuda-o a acertar na lida com as pessoas e a ser mais eficiente em seu trabalho.

Autoridade – LIDERANÇA E LÍDER COACH

autoridade - Liderança e Líder CoachImagine-se tendo que montar o armário em sua casa sem usar as ferramentas
adequadas. Pode ser que você consiga, mas provavelmente se machucará, a montagem demorará mais do que o normal e os parafusos poderão ficar mal apertados. É isso que aconteceria se aqueles que devem conduzir pessoas não tivessem a autoridade necessária para tal.

 

Por esta ilustração podemos perceber que autoridade é uma ferramenta necessária para realizar determinadas tarefas, assim como um martelo, um alicate ou uma chave de fenda. Em algumas funções e com determinadas atribuições os indivíduos devem ter nas mãos a autoridade necessária para cumprir suas funções. Sem esta autoridade será impossível obter sucesso. Deste modo percebemos que a autoridade não torna ilustre aquele que está com ela, apenas o torna um trabalhador equipado.

 

Por outro lado, se alguém decidir usar uma chave de fenda para fixar um prego ou um alicate para atarraxar um parafuso poderá ter problemas. é bem provável que danifique o armário que montou, estrague o prego e a chave de fenda e ainda se machuque no processo de montagem.

 

Assim, também, a autoridade deve ser utilizada de forma adequada e especificamente para aquilo que foi determinada. Se usada de modo inadequado ela poderá ferir as pessoas sobre quem foi aplicada, danificar o trabalho realizado e machucar quem a usou para o que não deveria.

 

Já que autoridade é apenas uma ferramenta e o modo como a usamos é o segredo, vejamos algumas orientações práticas:

 

1 – Humildade no Exercício da Liderança e Uso da Autoridade

Lembre-se que a autoridade não é sua, apenas lhe foi atribuída para que você tenha condições de realizar uma tarefa. O indivíduo não é coroado com a autoridade, ele é equipado. Quando a recebemos não nos tornamos distintos dos outros mais do que quem recebeu um alicate. A diferença é a tarefa que temos que realizar.

 

No final teremos resultados melhores ou piores de acordo com a realização das tarefas, assim como qualquer trabalhador. O que pode mudar é a proporção, afinal, quem pilota um avião deve ter resultado e recompensa diferentes dos que tem quem pilota uma bicicleta.

 

2 – Parcimônia ao Agir com Autoridade

Use apenas para o que é necessário. Com que propósito lhe colocaram na posição de autoridade? Isto está claro para você? A maior parte dos líderes não sabe especificamente o que se espera deles. Simplesmente foram promovidos ou contratados para aquela posição e lhes falaram algumas de suas tarefas cotidianas.

 

Procure definir com quem te lidera ou com quem te contratou que resultado de fato esperam de você. Obviamente é complicado acertar o alvo se não se sabe qual é o alvo. Ao ter esta informação você saberá como pode ou deve usar esta ferramenta que tem nas mãos de modo adequado.

 

3 – Use Sua Autoridade, Faz Parte da Liderança Eficaz

Lembro-me de conhecer o melhor cozinheiro da cidade. Para onde ele ia os clientes iam, de tal modo que ele era o segredo de sucesso da empresa em que trabalhava. Mesmo assim, ele nunca chegou a ser chefe de cozinha, pois achava que teria que dar ordens e isso não era humildade. Mas, fazer o que precisa ser feito não é arrogância. Para quem deve usar o martelo, martelar não é arrogância, assim como para quem é líder agir com autoridade não o é.

 

Não tenha medo, autoridade é só uma ferramenta como qualquer outra. Talvez você ainda não se sinta totalmente preparado para esta atividade, pois saiba que ninguém nunca está. Tenho certeza de que você é capaz de realizar bem esta tarefa, senão, não teriam te colocado ai.

 

Assuma sua posição de autoridade, use-a com sabedoria e não tenha medo do sucesso. Novos comportamentos, novos cargos, novas responsabilidades sempre nos deixam um tanto inseguros, é normal. O importante é não deixar que o medo nos domine ou impeça de caminhar e de sermos tudo o que podemos ser.

 

Espero que você tenha muito sucesso e felicidade!

 

Palestrante de Liderança e Motivação fala sobre: O QUE É AUTORIDADE E COMO USA-LA
Avalie Esta Postagem
Compartilhe, é só clicar!
«
»

Deixe seu comentário: