Palestrante de Liderança e Motivação fala sobre: 4 VANTAGENS DE SER UM LÍDER COACH - Palestrante Luciano Masan

Palestrante de Liderança e Motivação fala sobre: 4 VANTAGENS DE SER UM LÍDER COACH


Reviewed by:
Rating:
5
On 24/01/2016
Last modified:05/08/2016

Summary:

O Líder Coach é um profissional de alto impacto na organização em que atua. Sua capacidade de ajudar os colaboradores a se desenvolverem gera um grande diferencial para as organizações. Esta palestra ajuda a entender o que é ser um Líder COACH e como ser um líder mais bem sucedido.

Líder Coach - Liderança

O que é um Coach? Ao andar em uma carruagem, meio de transporte que perdeu espaço para os veículos automotores, os cavalos vão à frente e geram a tração, o passageiro vai acomodado atrás e entre eles está o cocheiro e é daí que vem a palavra ‘coach’. É o profissional que por meio de técnicas adequadas ajuda o coachee a chegar ao seu ‘estado desejado’, ou seja, a alcançar um determinado objetivo. O Líder Coach é aquele que usa técnicas específicas de coach na condução da equipe para alcançar

Veja que assim como em uma carruagem o cocheiro apenas conduz, no coaching também, o coach conduz o processo, mas quem diz qual é o ‘destino’ é o passageiro. O que garante o sucesso deste serviço é a capacidade do profissional e, principalmente, o compromisso do cliente, a quem chamamos coachee, com o próprio sucesso. Por meio das técnicas de coach  profissionais e empresários tem sido ajudados a alcançarem seus objetivos.

Bem, agora que definimos coach, o que é um líder coach? Este é o líder que na sua lida diária usa técnicas de coach para conduzir sua equipe e obter os melhores resultados. Infelizmente algumas formações para líder coach são focadas em gerar experiencias memoráveis e ao final eles tem pouca ou nenhuma ferramenta de impacto para aplicar. Outras formações são ministradas como se o líder médio das empresas tivesse aspiração de ser coach, mas não tem. Nestes cursos o foco é enche-los de explicações sobre técnicas que depois ninguém consegue aplicar de fato.

Já um bom treinamento de líder coach tem foco em dar conhecimento teórico e prático sobre ferramentas eficazes para a promoção da produtividade da equipe, de tal modo que os treinados consigam aplicar e gerar resultados melhores no seu dia-a-dia. Este bom treinamento proporciona sim experiências positivas para os líderes em treinamento, mas a preocupação é muni-los de ferramentas aplicáveis e melhorar efetivamente seus resultados.

Então, quais são as vantagens de ser um líder coach?

 

1 – O Líder Coach Desenvolve mais as pessoas:

A aplicação de ferramentas específicas aumenta a autoconfiança, a iniciativa e o envolvimento espontâneo dos colaboradores na solução de problemas. Desta forma vemos que eles sentem que cresceram, que melhoraram no seu trabalho e tendem a levar para a vida doméstica os comportamentos que foram desenvolvidos na empresa. Vale lembrar que crescimento  profissional e pessoal estão entre os fatores que mais motivam o trabalhador no Brasil e ter equipes motivadas é altamente desejável.

 

2 – O Líder Coach Torna as equipes mais responsáveis e mais autônomas:

‘Puxa, estou querendo achar quem eu tenha que segurar porque estou cansado de ter que empurrar’. Muitas e muitas vezes ouvi este desabafo. O líder coach promove este comportamentos que vão facilitando o seu trabalho. Na medida em que envolve as pessoas na solução dos problemas corriqueiros e delega responsabilidades, de que desnecessariamente estava incumbido, ele cria um comportamento mais autônomo e de auto-responsabilização. Cada indivíduo começa a fazer o que de fato poderia e deveria estar fazendo sem depender de estímulos constantes e sem esperar que lhe deem ordens.

 

3 – O Líder Coach Pode se dedicar ao que é realmente estratégico:

O líder que passa a maior parte do tempo resolvendo questões miúdas não tem como ver o que está de fato acontecendo na sua equipe e nem para pensar como alcançar mais rapidamente e com menos custos os resultados desejados. Aplicando ferramentas  de coach o crescimento da equipe permitirá ao líder se dedicar ao que justifica ele ter um salário maior do que o dos outros. Ele poderá finalmente: monitorar o andamento do trabalho, acompanhar e promover o crescimento das pessoas, estabelecer padrões e objetivos específicos para a equipe. Desta forma o líder coach se torna cada vez mais valioso para a empresa pelos resultados que traz.

 

4 – O Líder Coach Alcança mais rápida e mais facilmente os objetivos:

Líderes em empresas e instituições públicas são estabelecidos com algum propósito, um objetivo e, em última análise, é isto que eles devem gerar. Mas, o que diferencia um uns dos outros, além da capacidade de alcançar este objetivo, é o modo como o alcança. Para chegar a certo lugar um indivíduo pode ir pelo caminho mais curto e assim, chegar em menos tempo e com menos esforço, enquanto outro pode tomar um caminho mais custoso e demorado. O líder coach, ao aplicar as técnicas conduz sua equipe pelo caminho mais curto e isso faz toda a diferença para a instituição que o emprega, para a motivação dos liderados e para ele mesmo. Isto resulta em mais lucro para quem o contratou.

Deste modo percebemos que é vantajoso para todos que os líderes saibam usar ferramentas de coach. O Líder Coach é um profissional mais significativo, as equipes se tornam mais produtivas, seus membros mais motivados, e as empresas mais lucrativas.

Espero que você tenha muito sucesso e felicidade!

Palestrante de Liderança e Motivação fala sobre: 4 VANTAGENS DE SER UM LÍDER COACH
Avalie Esta Postagem
Compartilhe, é só clicar!
«
»

Deixe seu comentário: